Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção de si e do mundo: o minigrupo de uma creche municipal

Processo: 95/01726-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1995
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1997
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Heloysa Dantas de Souza Pinto
Beneficiário:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Creches   Genética comportamental   Conflito (psicologia)   Constituição do eu   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conflito | Creche | Eu | Psicogenetica | Sujeito

Resumo

O projeto aponta a necessidade de melhor conhecimento da faixa etária 0 a 3 anos para alterar a prática no interior da creche, espaço coletivo, recentemente entendido como educacional, e propõe a investigação do processo de desenvolvimento da criança em seu terceiro ano de vida, tendo como eixo a teoria psicogenética de Henri Wallon. Esta faixa específica é caracterizada pela mobilidade permitida pelo andar - e conseqüente exploração do mundo -, pela recente aquisição da fala - e identificação dos objetos além de constituir-se momento significativo na diferenciação eu-outro. O eixo teórico é a psicogenética de Wallon, que contempla os aspectos afetivo, motor e cognitivo na construção da pessoa e do conhecimento, construção esta que se dá através das interações entre a criança e o meio - humano e físico -. Na creche, as crianças dessa idade passam do "berçário" para o "minigrupo", que tem organização e rotina distintas do agrupamento anterior. Como acontece a construção do EU nesse ambiente coletivo? A pesquisa será realizada em creche direta do município de São Paulo, através de observação de crianças. No decorrer do trabalho serão estabelecidas categorias para observação e seleção de sujeitos focais. Esse material será discutido sistematicamente com a equipe técnica, constituindo-se numa reflexão sobre a proposta educativa que permeia a prática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)