Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao morfologica e cinetica da hipertrofia / hiperplasia renal compensatoria pos-nefrectomia unilateral: alteracoes da conexina 43 durante o processo.

Processo: 01/01191-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Priscyla Taboada Dias da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rim   Hiperplasia   Conexinas   Camundongos   Hipertrofia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongos | Conexinas | Hiperplasia | Hipertrofia | Pos-Nefrectomia | Rim

Resumo

A designação "hipertrofia renal compensatória" é descrita como um conjunto de mudanças na estrutura e função do nefro associadas à perda de massa renal. Tais mudanças incluem a hipertrofia e hiperplasia celulares. Pretendemos realizar nefrectomia unilateral em camundongos Balb/c e realizar a cinética do processo de hiperplasia/ hipertrofia, quantificando o aumento compensatório do rim remanescente, avaliando morfologicamente o processo e quantificando a proliferação celular (BrdU). Sabe-se que durante a regeneração hepática pós-hepatectomia parcial existem alterações das principais conexinas dos hepatócitos, tais sejam a conexina 32 e a 26. Durante o pico de proliferação celular observa-se escassez dessas conexinas, proteínas que fazem parte das junções comunicantes do tipo gap. Em rins de ratos demonstrou-se marcação de Cx43 em células epiteliais tubulares, glomérulos, duetos coletores, aparelho justaglomerular, artérias e arteríolas. A comunicação mediada por conexinas entre células adjacentes parece regular o crescimento celular e homeostase tecidual. Face a estas informações e devido à escassez de estudos abrangentes desse processo na literatura, este projeto tem a finalidade de estudar as alterações renais durante o processo de hipertrofia e hiperplasia compensatória renal pós-nefrectomia parcial em camundongos. Serão avaliadas as alterações da Cx 43 nesse processo, através da marcação das mesmas por imunoistoquímica e por Western blot. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)