Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do metabolismo da trealose no fungo termofilico (rhizopus microsporus var. rhizopodiformis). purificacao e determinacao das propriedades bioquimicas das trealases intracelular e extracelular.

Processo: 00/13330-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli
Beneficiário:Ana Carla Medeiros Morato de Aquino
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse térmico   Purificação   Trealase   Trealose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse Termico | Purificacao | Termofilia | Trealase | Trealose

Resumo

A trealose é um importante dissacarídeo, largamente distribuído em bactérias, leveduras, fungos e insetos. O acúmulo deste açúcar em fungos está associado em geral com períodos de taxa de crescimento reduzido (fase estacionária), esporulação, falta de nutrientes e estresse térmico. Assim, a trealose parece atuar primeiramente como um estoque de carboidrato durante períodos de pouca proliferação. Estudos recentes têm produzido evidências convincentes de que a trealose é um agente protetor celular com função de estabilizar proteínas contra uma grande variedade de estresses (ex: térmico, osmótico, nutricional). Conhece-se apenas uma enzima capaz de degradar a trealose, a trealase. Estudos realizados com esta enzima demonstraram a existência de 2 tipos diferentes de trealases: uma não-regulatória ou trealase ácida com localização extracelular e uma regulatória ou trealase neutra com localização intracelular. Uma terceira classe de trealases pode ser identificada em fungos termofílicos, onde nestes organismos as trealases ácidas exibem um misto de características ácidas e neutras. Este trabalho tem como objetivo estudar o metabolismo de trealose no fungo termofílico Rhizopus microsporus var rhizopodiformis em diferentes fases de crescimento, bem como frente ao estresse térmico. Outro objetivo será a purificação e caracterização bioquímica das trealases intracelular e extracelular produzidas por este organismo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)