Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos dos danos no dna das celulas da mucosa gastrica de pacientes portadores de gastrite cronica, ulcera peptica e cancer gastrico, infectados ou nao pelo helicobacter pylori.

Processo: 97/11839-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Dertia Villalba Freire-Maia
Beneficiário:Marcelo Sady Plácido Ladeira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Helicobacter pylori   Neoplasias gástricas   Úlcera gástrica   Ensaio cometa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer Gastrico | Ensaio Cometa | Gastrite Cronica | Genetoxicidade | Helicobacter Pylori | Ulcera Gastrica

Resumo

No Brasil as neoplasias ocupam o terceiro lugar (13,3%), como causa de morte (INCA, 1997). O câncer gástrico, ainda hoje, é de grande importância, pois estima-se que em 1997 ocupe o terceiro lugar entre as neoplasias mais frequentes, levando-se em conta os dois sexos e o terceiro e quarto lugares entre o sexo masculino e o feminino respectivamente. (INCA, 1997). Algumas doenças benignas que afetam o estômago, como a úlcera gástrica e a gastrite crônica, parecem ser pré-cancerosas (Robbins et al., 1991). Segundo Vieira et al. (1994b), hoje em dia, aceita-se plenamente que o H. pylori esteja presente em quase 100% dos casos de úlcera duodenal e em 70 a 80% dos casos de úlcera gástrica. A bactéria também está presente em 60% dos casos de câncer gástrico, sendo considerada como o um possível fator etiológico (Dooley et al., 1993). Em pacientes com alterações da mucosa gástrica, foi descrita a formação de aductos, que levam à quebra das moléculas de DNA. A persistência desses aductos tem sido associada com o aumento do risco de câncer gástrico. Além disso, células apoptóticas têm sido descritas na mucosa gástrica de pacientes com gastrite e úlcera. Quebras de DNA têm sido detectadas com excelente sensibilidade pelo Ensaio Cometa com o uso de microscópio de fluorescência e de um Sistema de Análise por Imagem. Pretendemos, no presente projeto, estudar os danos do DNA em células da mucosa gástrica de pessoas com gastrite crônica, úlcera e câncer, contaminadas ou não pelo H. pylori, e também verificar as possíveis quebras no DNA existentes nos leucócitos de todos os pacientes e de parentes de primeiro grau dos pacientes com câncer gástrico. A técnica a ser utilizada é a do Ensaio Cometa, já estabelecida em nosso laboratório. A análise das células será realizada através de um Sistema Interativo de Análise por Imagem (específico para técnica citada) analisando-se a cabeça, a cauda, a área do cometa, a freqüência de DNA na cabeça e na cauda e o momento da cauda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LADEIRA, M. S. P.; RODRIGUES, M. A. M.; SALVADORI, D. M. F.; QUEIROZ, D. M. M.; FREIRE-MAIA, D. V.. DNA damage in patients infected by Helicobacter pylori. CANCER EPIDEMIOLOGY BIOMARKERS & PREVENTION, v. 13, n. 4, p. 631-637, . (97/05026-3, 97/11839-7)