Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das variacoes conformacionais do complexo crotoxina e suas subunidades por espalhamento de raio-x a baixo angulo (saxs) e dicroismo circular (cd).

Processo: 95/02178-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1995
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:José Ramon Beltran Abrego
Beneficiário:Joao Ricardo Araujo dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas   Fosfolipases   Neurotoxinas   Crotoxina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crotapotina | Crotoxina | Espalhamento De Raio-X | Fosfolipase | Neurotoxina | Proteina

Resumo

A crotoxina é uma proteína heterodimérica isolada do veneno da Crotalus durissus terrificus. As duas subunidades do composto são uma fosfolipase (básica) e a crotapotina (ácida). A subunidade ácida é capaz de intensificar a ação biológica da outra subunidade por um mecanismo ainda não conhecido, mas que tem às vezes sido chamado de efeito chaperone. Mediante a técnica de espalhamento de raio-X a baixo ângulo, pretende-se estudar a proteína em solução variando o pH, obtendo-se informações sobre as possíveis mudanças conformacionais das subunidades no equilíbrio de associação do complexo. Nestas mesmas condições, pretende-se o uso da técnica de dicroísmo circular, obtendo-se informações mais detalhadas a nível de estrutura secundária. Com a comparação dos dados obtidos através destas duas técnicas poderemos compreender melhor os mecanismos de ação da crotoxina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)