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Jornalismo digital, elertonica e impresso - a semiotica aplicada na analise de textos sincreticos.

Processo: 02/01616-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Diana Luz Pessoa de Barros
Beneficiário:Nilton Hernandes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Análise   Meios de comunicação   Jornalismo   Sincretismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise | Jornalismo | Midia | Percuassao | Semiotica | Sincretismo

Resumo

A presença cada vez mais marcante da mídia no cotidiano contrasta com a falta de ferramentas abrangentes à disposição de pesquisadores, estudantes, professores e até profissionais de comunicação para entender o funcionamento dos diferentes veículos e seus mecanismos de persuasão. Este projeto quer propor instrumentos de análise para o jornalismo das maiores mídias (digital, eletrônica e impressa) fundamentados na teoria semiótica de Greimas e seus seguidores. Os textos dos meios de comunicação de massa - chamados de sincréticos porque trabalham com diferentes linguagens ao mesmo tempo - gerenciam, cada qual a seu modo, vários efeitos de sentido comuns, como o de objetividade, realidade, atualidade. Todos ainda partilham identidades construídas por meio de marcas, como Jornal Nacional, Veja, ou CBN Brasil. Isto quer dizer que diversas estratégias de manipulação presentes nos noticiários, apesar das coerções resultantes do formato de cada veículo de comunicação, são partilhadas por diferentes mídias e podem ser examinadas por uma mesma teoria. Para a organização e o estudo dos instrumentos de análise serão utilizados dois conjuntos de textos. O primeiro corpus é geral: inclui textos jornalísticos brasileiros de maior audiência produzidos na TV, rádio, revista, jornal, Internet no período de dois anos. O segundo corpus tem caráter específico. Um acontecimento marcante, abordado por todas as mídias, será analisado com a finalidade de mostrar a adequação das ferramentas. (AU)

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