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Sylvio Rabello e o desenho infantil

Processo: 96/05266-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 1998
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
Beneficiário:Rejane Galvão Coutinho
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte-educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte-Educacao | Desenho Infantil | Ensino De Arte | Historia | Psicologia

Resumo

Dando continuidade aos estudos e pesquisas desenvolvidos desde a década de 80 sobre a história do ensino da arte no Brasil, este projeto de pesquisa visa avaliar a contribuição do educador Sylvio Rabello (1899-1972) para o ensino de arte através da análise de seu livro Psicologia do Desenho Infantil publicado em 1935 pela Companhia Editora Nacional de São Paulo. Consta desta publicação duas pesquisas desenvolvidas nos meios escolares e extra-escolares do Recife: aplicação dos testes decrolyanos de desenho e as características do desenho infantil. O referencial teórico utilizado por Sylvio Rabello é dos mais atuais para a época: Adler, Bergson, Claparède, Decroly, Luquet, Rouma, Freud, Piaget entre outros. Sua fonte principal de referência são os pesquisadores do Instituto Jean Jacques Rousseau de Genebra. A pesquisa se desdobrará em três fases: - a análise do contexto e das condições de produção das pesquisas que resultam na publicação do livro, assim como, a formação e atuação de Sylvio Rabello no contexto cultural e educacional de Pernambuco; - a análise do livro Psicologia do Desenho Infantil através do quadro de referenciais teóricos utilizado por Rabello, procurando apreender as interpretações e assimilações feitas, assim como, a verificação da atualidade de suas concepções frente a produção contemporânea sobre o desenvolvimento do desenho infantil; - a análise, através de documentos e depoimentos, da forma como as idéias desenvolvidas no livro foram apropriadas pelos educadores e pelo processo educacional de Pernambuco. (AU)

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