Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo bioquimico do sistema nadph oxidase e da glutationa peroxidase celular em fagocitos de criancas asmaticas, segundo a gravidade da doenca.

Processo: 97/13954-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Livia Esteves Marcal
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Asma   Superóxidos   NADPH oxidase   Radicais livres   Explosão respiratória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asma | Explosao Respiratoria | Glutation Peroxidase | Nadph Oxidase | Radicais Livres | Superoxido

Resumo

A asma caracteriza-se por processo inflamatório crônico das vias aéreas e tem-se estudado as interações entre as células e seus mediadores. Os fagócitos tem um complexo enzimático redutor de oxigênio (NADPH oxidase), implicado na produção de radicais de oxigênio, que aumentam a hiper-reatividade, brônquica. Estas células são dotadas também de mecanismos antioxidantes e a glutation peroxidase é o mais importante. Estudos preliminares mostram um aumento da produção de superóxidos pelos fagócitos e diminuição da glutation peroxidase. A proposta deste estudo é correlacionar a produção de superóxido e a atividade da glutation peroxidase com o grau de severidade da asma em crianças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCAL, Livia Esteves. Estudo do sistema Nadph oxidase e atividade glutationa peroxidase celular em granulocitos e celulas mononucleares de crianças e adolescentes com asma segundo a gravidade da doença. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.