Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da reação em cadeia da polimerase (PCR) para identificação do vírus da dengue isolados do sangue, soro e buffy-coat

Processo: 98/16502-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Benedito Antônio Lopes da Fonseca
Beneficiário:Sérgio Oliveira de Paula
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Buffy Coat   Dengue   Técnicas e procedimentos diagnósticos   Sangue
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Buffy-Coat | Dengue | Diagnostico | Sangue | Soro

Resumo

A dengue é a doença mais importante causada por um arbovírus no mundo. Anualmente as infecções com o vírus dengue ocasionam mais de 100 milhões de casos de dengue clássico e mais de 250 mil de dengue hemorrágico. Nos últimos vinte anos têm sido observado um incremento significativo na atividade epidêmica, expansão da distribuição geografia, transmissão contínua de vários sorotipos e emergência da Febre hemorrágica (DHF) em áreas onde a doença não era prevalente. Um dos eventos mais importantes dos últimos anos tem sido o aumento do número de casos da DHF na Américas. Entre 1981 e 1995 um total de 37.037 casos de DHF foram reportados em 24 países das Américas. Apesar dos processos metodológicos de diagnóstico da dengue estarem na atualidade em profundo desenvolvimento e aperfeiçoamento, sendo muitos até satisfatórios, experiências práticas demonstram que falsos resultados, tanto positivos quanto negativos, corriqueiramente acontecem na rotina laboratorial devido a vários fatores como agentes contaminantes (químicos, biológicos), agentes físicos (temperatura), tipo de amostras e outros. Buscando minimizar alguns destes problemas constatamos através de revisões bibliográficas há inexistência de estudos que nos indique a melhor amostra laboratorial para detecção do vírus dengue através da técnica da Reação em Cadeia da Polimerase, devido a estes fatores temos como objetivo avaliar a detecção viral no sangue, soro e buffy-coat, afim de otimizarmos a técnica hoje empregada, com a finalidade de um diagnóstico rápido, seguro e confiável, dando com isso mais subsídios para os profissionais de saúde intervirem rapidamente tanto do ponto de vista curativo quanto preventivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA DE PAULA‚ S.; MALTA LIMA‚ D.; CLOTTEAU‚ M.; PIRES NETO‚ R.; LOPES DA FONSECA‚ B.A.. Improved detection of dengue-1 virus from IgM-positive serum samples using C6/36 cell cultures in association with RT-PCR. Intervirology, v. 46, n. 4, p. 227-231, . (99/09466-3, 98/12013-8, 98/16502-3)