Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do kla e da tensao de cisalhamento como criterios de ampliacao de escala em reatores "cstr" e "airlift" na producao do anticorpo monoclonal anti-tnp.

Processo: 00/06256-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Antonio Maria Francisco Luiz Jose Bonomi
Beneficiário:Thomaz de Gouveia
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorpos monoclonais   Ampliação de escala   Tensão de cisalhamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ampliacao De Escala | Anticorpo Monoclonal | Hibridoma | Kla | Tensao De Cisalhamento

Resumo

Este trabalho pretende estudar e avaliar o kla e a tensão de cisalhamento como critérios de ampliação de escala da produção do anticorpo monoclonal anti-TNP em reatores CSTR e airlift. A tensão de cisalhamento em células animais é uma função complexa, do cisalhamento hidrodinâmico e do cisalhamento por bolhas de ar, e não foram encontrados na literatura modelos adequados para descrever este fenômeno. Portanto, este trabalho propõe o uso da velocidade específica de morte celular (avaliada em condições tais que esta seja somente provocada pela tensão de cisalhamento) como medida indireta da tensão de cisalhamento. Modelos matemáticos do kla e da velocidade específica de morte celular, expressos em função das mesmas variáveis (diâmetro da bolha, velocidade superficial do ar, diâmetro do turbilhão de Kolmorogov e altura da coluna líquida) e obtidos em uma etapa preliminar, serão utilizados no projeto dos ensaios para obtenção de curvas de produtividade do anticorpo monoclonal em função do kla (com a restrição de tensão de cisalhamento mínimo para cada kla) e em função da tensão de cisalhamento (com a restrição de kla máximo para cada tensão de cisalhamento). Estas curvas de produtividade serão utilizadas na avaliação do kla e da tensão de cisalhamento como critérios de ampliação de escala para os reatores em estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)