Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do hormonio do crescimento, da insulina e dos fatores de crescimento na fisiopatologia da sindrome dos ovarios policisticos.

Processo: 98/03335-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Rosana Maria dos Reis
Beneficiário:Ana Cristina Gomes Premoli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Folículo ovariano   Hormônio do crescimento   Fisiopatologia   Fatores de crescimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores De Crescimento | Fisiopatologia | Foliculo Ovariano | Hormonio De Crescimento

Resumo

A fisiopatologia da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) necessita ainda de maiores esclarecimentos. Sabe-se que vários fatores colaboram para a mesma, interagindo entre si e resultando em anovulação crônica e hiperandrogenismo. O objetivo desse estudo é analisar a interação existente entre a hiperinsulinemia, o hormônio do crescimento (GH) e dos fatores de crescimento semelhantes à insulina (IGF-I e II), assim como de suas globulinas carreadoras (2,3 e 6) na fisiopatologia da SOP em mulheres obesas e não obesas. Para tal, selecionaremos 4 grupos de mulheres: Grupo 1 - SOP obesas, Grupo 2 - SOP não obesas, Grupo 3 - mulheres com ciclos ovulatórios obesas e Grupo 4 - mulheres com ciclos ovulatórios não obesas. Todas as mulheres farão coleta sanguínea na fase folicular precoce ou em qualquer dia naquelas com amenorréia, para dosagens hormonais (DHEA-S, Androstenediona, Testosterona, 17 OH-Progesterona e Prolactina), de fatores de crescimento (IGF-I e II), das globulinas carreadoras dos fatores de crescimento (IGFBP 2,3 e 6) e realização de testes de estímulo, tais como: GTT (para dosagem de glicose e insulina) e teste da L-DOPA (para dosagem de GH). Realizaremos também ultra-sonografia pélvica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)