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Elaboracao de metodologia para projeto de restauracao de pavimentos utilizando sistemas anti-reflexao de trincas.

Processo: 97/12476-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Regis Martins Rodrigues
Beneficiário:Guillermo Enrique Montestruque Vilchez
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pavements

Resumo

Será feita uma síntese da experiência atual em Sistemas Anti-Reflexão de Trincas usados na restauração de pavimentos asfálticos, tais como: Dosagem da mistura asfáltica modificada ou não com polímero na camada de recapeamento e as camadas intermediárias especiais, como por exemplo o geotêxtil, não-tecido, de filamentos contínuos impregnado com asfalto, membranas de asfalto-polímero, massa fina de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) entre outras. A fim de se investigar, em termos fundamentais, os mecanismos através dos quais as camadas intermediárias especiais aumentam a vida com relação à reflexão de trincas de uma camada asfáltica de recapeamento, serão realizados ensaios de fadiga em laboratório a flexão em vigotas prismáticas apoiadas em base elástica, com e sem a presença da camada intermediária especial. Os resultados obtidos, permitirão uma quantificação do aumento na vida com relação à fadiga propiciado pela inclusão da camada intermediária e levarão a um esclarecimento dos mecanismos pelos quais se dá esse atraso na reflexão de trincas de fadiga. A metodologia de projeto de restauração de pavimentos trincados será expressa dentro de um programa de computador com base nos ensaios de laboratório realizados a serem interpretados pelo Método dos Elementos Finitos associada a uma calibração mediante aplicações testes em casos reais de rodovias em serviço. (AU)

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