Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da estrutura e utilizacao "in vitro" e "in vivo" de possiveis nucleotideos acucares sulfatados na biossintese de heparam sulfato.

Processo: 99/02968-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Carl Peter von Dietrich
Beneficiário:Ricardo Augusto Braga de Castro
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/04624-9 - Atividades biológicas dos proteoglicanos, AP.TEM
Assunto(s):Biossíntese   Heparitina sulfato   Heparina

Resumo

Os possíveis nucleotídeos açúcares serão obtidos da pele de rato neonato incubada na presença de sulfato inorgânico radioativo. Esse material será degradado através de hidrólise química e enzimática para determinação de sua estrutura. Será tentado também a utilização desses compostos em fração de Complexo de Golgi isolada de pele de rato neonato e em células em cultura para síntese de heparam sulfato. Diversos tipos células serão utilizados para isolar os intermediários da biossíntese do heparam sulfato, quando incubadas na presença de sulfato inorgânico radioativo. Essas células serão incubadas na presença de diversas drogas que inibem a síntese de glicoproteínas e peptideoglicanos de parede celular de bactéria para observar o que ocorrerá com a síntese dos possíveis intermediários do heparam sulfato. (AU)