Busca avançada
Ano de início
Entree

Transversalidade e originalidade: as relacoes intersemioticas no cinema de peter greenaway.

Processo: 00/12729-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Ivan Santo Barbosa
Beneficiário:Gilberto Alexandre Sobrinho
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Enunciação   Intertextualidade   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:A Ultima Tempestade | Cinema | Enunciacao | Intertextualidade | Peter Greenaway | Relacoes Intersemioticas

Resumo

O trabalho propõe-se a uma investigação das relações intersemióticas entre cinema, pintura e literatura no filme A última tempestade (Prospero's books, 1991), de Peter Greenaway, que utiliza recursos da televisão de alta definição e da computação gráfica para promoção do entrecruzamento de sistemas de naturezas distintas, potencializando o meio cinematográfico. O filme será tomado como corpus para um estudo que visa desobstrução das fronteiras do código cinematográfico para verificação de interferências, (re)modeiações, transgressões operadas por passagens de imagens que guardam características de outros códigos, o que supõe reordenação no modo de construção fílmica. É uma obra cuja urdidura entre os constituintes evocam abandono da referencialidade explicita, podendo-se divisar um autocentramento da mensagem e a elaboração de um universo poético. Deste modo, julgamos existir um olhar enunciativo que prima pelo rigor no manejo dos elementos responsáveis pela elaboração do filme, assim como uma visão atenta aos procedimentos de cada sistema envolvido em sua tessitura, permitindo possibilidades originais de organização espaço-temporal. Partindo da hipótese de que o filme é regido por tal fazer enunciativo, acreditamos que sua análise poderá trazer indicantes de traços recorrentes da obra do diretor, permitirá adentramento em questões próprias à estética do cinema, das outras linguagens e suas inter-relações em suporte híbrido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOBRINHO, Gilberto Alexandre. O autor multiplicado: em busca dos artificios de Peter Greenaway. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.