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O autor multiplicado: em busca dos artificios de Peter Greenaway

Texto completo
Autor(es):
Gilberto Alexandre Sobrinho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Ivan Santo Barbosa
Orientador: Ivan Santo Barbosa
Resumo

O autor multiplicado: em busca dos artificios de Peter Greenaway Neste trabalho, centrado na obra cinematográfica de Peter Greenaway, investigo questões relativas à sua expressão autoral. Ao tratar da questão da autoria, levo em consideração o curso da obra e a conseqüente detecção de três fases de realização. Assim, sob o impulso do cinema experimental dos anos 60 e já esmaecido na década seguinte, Greenaway produzi14 dirigiu e montou, primeiramente, filmes não muito expressivos, mas, posteriormente, ganharia respaldo institucional para desenvolver projetos ousados na trilha de uma vanguarda tardia; os filmes realizados durante a década de oitenta testemunham um deslocamento abrupto de sua realização assumidamente experimental para o circuito de produção, distribuição e exibição do cinema de arte comercial. Finalmente, para análise do terceiro momento, exploro as relações entre o cinema, a televisão e as novas mídias, o que ID¿ fez retomar à década de 80, momento em que se verifica a exploração do meio por parte do diretor, dando prosseguimento, tal como nos primeiros filmes, ao ideal de resistência às formas dominantes da narrativa audiovisual. Em todo o trabalho, os filmes são analisados textual e contextualmente em suas feições culturais e históricas, direcionadas para decodificar uma explícita estética do artificio ensejada pela assinatura de Peter Greenaway (AU)

Processo FAPESP: 00/12729-5 - Transversalidade e originalidade: as relacoes intersemioticas no cinema de peter greenaway.
Beneficiário:Gilberto Alexandre Sobrinho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado