Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao de implante intravaginal de progesterona associado a protocolos de sincronizacao de ovulacao, em vacas nelore paridas, na taxa de concepcao a ia em tempo fixo e na taxa de prenhez.

Processo: 01/12020-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:José Luiz Moraes Vasconcelos
Beneficiário:Edmundo Rocha Vilela
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anestro   Sincronização   Gado Nelore
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestro | Iep(Intervalo Entre Partos) | Implante De Progesterona | Nelore | Remocao De Bezerros | Sincronizacao

Resumo

Um dos principais objetivos da pecuária de corte é o desmame de um bezerro por vaca ano, de preferência associado a parto no início da estação de parição, sendo que para atingir este objetivo as vacas devem estar ciclando no início da estação de monta. Estratégias para antecipar a primeira ovulação pós parto devem estar focadas no aumento dos pulsos de LH, permitindo que os folículos cresçam para alcançarem os estágios finais de maturação com produção suficiente de estradiol para induzir pico de LH e a ovulação. Isto pode ser conseguido através da administração de concentrações subluteais de progesterona ou pela remoção dos efeitos inibitórios da presença do bezerro sobre a pulsatilidade de LH. Protocolos hormonais auxiliam na indução de ciclicidade, e devido à sincronização de ovulação, permitem a utilização de inseminação artificial (IA) sem a necessidade de detecção do estro. Tanto no Brasil, como em outros países, devido às dificuldades na detecção do estro, apenas 4 a 6% das fêmeas de corte são inseminadas. O objetivo deste trabalho é avaliar a utilização de implante intravaginal de progesterona, associado a protocolo de sincronização de ovulação com remoção de bezerros, em vacas Nelore paridas, na taxa de concepção a IA em tempo fixo e na taxa de prenhez a cada 30 dias da estação de monta. A viabilidade econômica será avaliada através de grupo controle que não receberá tratamentos hormonais ou remoção de bezerros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILELA, Edmundo Rocha. Utilização de dispositivo de liberação intravaginal de progesterona no protocolo de sincronização (GnRH/PG2a / GnRH) associado a remoção temporária de bezerros em vacas Nelore paridas. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.