Busca avançada
Ano de início
Entree

Balanco de agua em sistema agroflorestal de seringueira (hevea brasiliensis) e feijoeiro (phaseolus vulgaris).

Processo: 98/04764-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marcos Silveira Bernardes
Beneficiário:Ciro Abbud Righi
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Balanço hídrico   Feijoeiro   Modelagem   Sistemas agroflorestais   Seringueira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Balanco Hidrico | Feijoeiro | Modelagem | Seringueira | Sistema Agroflorestal

Resumo

Diversos autores têm relatado o cultivo da seringueira (Hevea brasiliensis) em associação com outras plantas úteis (ZHU et al, 1981; NAIR, 1989; FANCELLI, 1990; WESSEL, 1990;). Entretanto, só recentemente o estudo destes sistemas considerou os processos fisiológicos envolvidos nas interações entre as culturas (BERNARDES et al., 1997 e 1998). Este estudo visa um maior entendimento do efeito causado pela modificação das condições de água no sistema agro-florestal, comparado com as culturas solteiras, e avaliar as mudanças micrometeorológicas com relação ao desempenho de ambas as culturas. A instalação do experimento no campo será na forma de quatro blocos casualizados com quatro tratamentos cada, sendo estes: (i) controle da seringueira; (ii) sistema agro-florestal de seringueira e feijoeiro com lona plástica inserida numa trincheira no solo entre as culturas para evitar a competição entre as raízes das duas culturas; (iii) sistema agro-florestal entre seringueira e o feijoeiro, permitindo competição entre raízes; (iv) controle do feijoeiro. Serão coletados dados de crescimento e rendimento das plantas e do clima através da utilização de anemômetros, radiômetros, tensiômetros e pluviômetros. Algumas respostas fisiológicas, como os parâmetros de escoamento do látex da seringueira e resistência estomática nas duas culturas, serão medidas. Os resultados serão utilizados para parametrização e avaliação de modelos matemáticos. Visamos com isso contribuir ainda mais para o entendimento das intrincadas relações existentes em uma comunidade vegetal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIGHI, Ciro Abbud. Interações ecofisiológicas acima e abaixo do solo em um sistema agroflorestal de seringueira (Hevea brasiliensis) e feijoeiro (Phaseolus vulgaris). 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.