Busca avançada
Ano de início
Entree


Interações ecofisiológicas acima e abaixo do solo em um sistema agroflorestal de seringueira (Hevea brasiliensis) e feijoeiro (Phaseolus vulgaris)

Texto completo
Autor(es):
Ciro Abbud Righi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Orientador: Marcos Silveira Bernardes
Resumo

O presente trabalho teve por objetivo melhor compreender a competição por luz, água e outros fatores produtivos e sua utilização pela cultura de feijoeiro em sistema agroflorestal com seringueira em vista de seus rendimentos. Também foi quantificada a modificação do desempenho de ambas as culturas em função da mútua interação entre as árvores e cultura intercalar. O experimento foi instalado no campo experimental pertencente ao Departamento de Produção Vegetal - ESALQ/USP (22º42'30'' S, 47º38'00'' Oeste) em Piracicaba/SP, na forma de blocos casualizados com quatro repetições e quatro tratamentos, sendo estes: (i) Controle da seringueira (Hevea brasiliensis); (ii) Sistema agroflorestal de seringueira e feijoeiro (Phaseolus vulgaris) com lona plástica inserida numa trincheira no solo entre as culturas para evitar a competição entre as raízes das duas culturas; (iii) Sistema agroflorestal de seringueira e feijoeiro, permitindo competição entre raízes; (iv) Controle do feijoeiro (Phaseolus vulgaris), fora da influência das seringueiras. Foram realizados dois cultivos subsequentes, com semeadura de feijoeiro em 15/março/99 e 15/julho/99. Durante a realização do experimento efetuou-se a coletas de dados de crescimento e rendimento das plantas. As condições climáticas foram monitoradas por estação micrometeorológica automática. A cultura do feijoeiro foi analisada quanto ao seu crescimento em matéria seca, índice de área foliar, área foliar específica, e rendimento em relação à distância das árvores. As árvores de seringueira foram analisadas quanto ao seu crescimento através do perímetro do tronco, altura das árvores, largura da copa e da produção de borracha. De acordo com os dados experimentais obtidos podemos concluir que: (i) O sombreamento causado pelas árvores aos feijoeiros sempre diminuiu o rendimento destes, sendo este o principal fator de modificação de seu desempenho. (ii) Existe competição inter-específica abaixo do nível do solo e foi limitada a uma distância de aproximadamente 10 m. (iii) O SAF proposto foi mais produtivo que os monocultivos de seus componentes. (AU)

Processo FAPESP: 98/04764-3 - Balanco de agua em sistema agroflorestal de seringueira (hevea brasiliensis) e feijoeiro (phaseolus vulgaris).
Beneficiário:Ciro Abbud Righi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado