Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do receptor do fator de crescimento insulina simile-i (insulin-like growth factor = igf) da leishmania como um candidato a vacina contra leishmaniose.

Processo: 00/07118-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Magnus Ake Gidlund
Beneficiário:Fernando Henrique das Merces Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania   Receptores   Fator de crescimento insulin-like I   Fatores de crescimento   Vacinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fator De Crescimento | Igf-I | Leihmaniose | Leishmania | Receptor | Vacina

Resumo

O Fator de Crescimento Insulina-símile ("Insulin-like Growth Factor-I"=IGF-I) é um fator de crescimento de ação diversificada e pleiotrópica. Nossos estudos revelaram que IGF-I é importante no estabelecimento da leishmaniose, interagindo diretamente com o parasito por um receptor específico, uma glicoproteína de superfície de 65 kDa, tanto ativando e induzindo sua proliferação in vitro, bem como provocando aumento significativo da lesão em modelo experimental. Com base nesses achados decidimos avaliar o receptor de IGF-I da Leishmania (LIGF-IR) como um candidato a vacina contra leishmaniose, baseados nas diferenças estruturais dos receptores do parasito e de células humanas. Avaliaremos os efeitos dos anticorpos contra o receptor de IGF-I (IGF-IR) disponíveis no mercado tanto in vitro como in vivo. Paralelamente começaremos a clonagem do LIGF-IR, a partir de uma genoteca de cDNA de L(L) amazonensis ou pelo desenvolvimento de oligonucleotídeos ("primers"), que amplifiquem a seqüência de nucleotídeos do receptor a partir do DNA total do parasito. Analisaremos a seqüência dos nucleotídeos obtidos, desenharemos e produziremos peptídeos com potencial antigênico e testaremos a reatividade de soros de camundongos com leishmaniose contra os peptídeos produzidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)