Busca avançada
Ano de início
Entree

Capital social e meio ambiente: o papel da consciencia ecologica nos processos de tomada de decisao relativos a problemas ambientais.

Processo: 01/00663-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:Ademar Ribeiro Romeiro
Beneficiário:Humberto Miranda Do Nascimento
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Meio ambiente   Microbacias   Capital social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital Social | Consciencia Ecologica | Meio Ambiente | Microbacias | Parana-Rural | Processos De Decisao

Resumo

O presente projeto tem por objetivo avaliar a interação dinâmica entre conscientização ecológica e capital social. O problema de pesquisa é saber em que medida os desafios ambientais exigem um capital social que este dê suporte a processos de tomada de decisão, os quais devem levar em conta o papel da conscientização ecológica. A hipótese básica é que a conscientização ecológica age sobre o capital social, permitindo promover um arranjo institucional mais adequado a uma política de sustentabilidade, favorável ao aprimoramento da qualidade de vida das gerações presentes e futuras. Metodologicamente, quanto ao enfoque teórico, pretende-se aprofundar a análise sobre o conceito de capital social com base no aporte da Economia Institucional e nos estudos de alguns teóricos do desenvolvimento/subdesenvolvimento econômico; já os processos de tomada de decisão serão analisados à luz da Economia Ecológica, que considera limites absolutos à expansão do sistema econômico. Estudos de caso relacionados ao papel desempenhado pela conscientização ecológica em nível mundial também serão explorados. No que tange ao enfoque empírico, pretende-se ilustrar a abordagem teórica realizando estudo de caso sobre a experiência paranaense no planejamento em unidades de Microbacias Hidrográficas, a partir da implementação do Programa de Manejo das Águas, Conservação dos Solos e Controle da Poluição em Microbacias Hidrográficas - Paraná-Rural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Humberto Miranda Do. Ecologizando o agrario: a questão ambiental na origem das transformações em areas rurais : o caso do sudoeste paranaense. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia Campinas, SP.