Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade: base para a sustentabilidade do desenvolvimento?

Processo: 97/07970-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1997
Vigência (Término): 30 de novembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Romualdo Dias
Beneficiário:Helio Cesar Fernandes Marques
Instituição-sede: Centro de Estudos Ambientais (CEA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Política ambiental

Resumo

Esta pesquisa pretende mapear conceitos presentes no debate sobre o "desenvolvimento sustentável", observando se na formulação dos mesmos há indícios de um processo de assimilação do discurso ecológico pela ideologia ditada pela dinâmica de ampliação do mercado nos diversos âmbitos da vida social. Partimos da premissa básica de que a crise ambiental representa apenas o reflexo do caráter insustentável do próprio modelo institucional e econômico vigente, ou seja, o capitalismo. Pretendemos investigar o papel desempenhado pela ideologia com relação à problemática ambiental, procurando identificar e analisar as "distorções ideológicas" e observar se elas funcionam como instrumento camuflador das causas contraditórias que representam a base da emergência da crise ecológica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Helio Cesar Fernandes. Desenvolvimento sustentável : proposta efetiva para o equacionamento da crise sócio-ambiental ou um novo dispositivo de controle ideológico para a questão ambiental. 94 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Centro de Estudos Ambientais. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.