Busca avançada
Ano de início
Entree

Roteamento dinamico de veiculos com janelas de tempo.

Processo: 02/11907-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Vinicius Amaral Armentano
Beneficiário:Rodrigo Moretti Branchini
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pesquisa Tabu   Problemas de roteamento de veículos   Heurística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Busca Tabu | Heuristicas | Janelas De Tempo | Roteamento De Veiculos | Roteamento Dinamico

Resumo

O problema de roteamento de veículos com janelas de tempo envolve determinar uma rota para cada veículo para atender a demanda dos clientes sem violar a capacidade do veículo e o tempo de duração da rota. O serviço de cada cliente deve ser iniciado na sua janela de tempo e o objetivo é minimizar a distância total das rotas. No roteamento dinâmicos todos, ou uma fração dos pedidos de serviço, ocorrem à medida que as rotas são executadas. Esta informação em tempo real é possibilitada pelos sistemas de informação e telecomunicações atuais e sua utilização é fundamental para aumentar o número de clientes servidos. O objetivo do projeto é desenvolver algoritmos de busca tabu que gerem soluções de boa qualidade em tempo rápido, de acordo com o grau de dinamismo dos pedidos. A qualidade destas soluções será testada pela comparação com as soluções geradas por algoritmos de busca tabu mais elaborados, os quais demandam maior tempo computacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRANCHINI, Rodrigo Moretti. Busca tabu para o problema de roteamento dinamico de veiculos com janelas de tempo. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas, SP.