Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensibilidade ao trincamento assistido por hidrogenio em juntas de aco de alta resistencia e baixa liga soldadas pelo processo fcaw.

Processo: 96/10205-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1997
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Roseana da Exaltação Trevisan
Beneficiário:Hipolito Domingo Carvajal Fals
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Soldagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acos De Alta Resistencia | Arame Tubular | Soldagem | Trinca A Frio

Resumo

Neste trabalho é proposto estudar o fenômeno de trincamento assistido pelo hidrogênio e sua relação com o comportamento micro-estrutural das diferentes zonas das juntas soldadas de um aço micro-ligado, quando soldado pelo processo FCAW com arames de adição com diferentes teores de níquel, molibdênio e cromo. Propõe-se nesta pesquisa um novo método de ensaio de implante modificado visando analisar a suscetibilidade a trinca a frio na ZF de juntas soldadas. Pretende-se ainda, fazer uso da técnica de aquisição de emissão acústica (EA) através de um sensor acoplado à placa de teste no ensaio de implante, para detectar o instante de formação e propagação da trinca, garantindo desta forma um melhor conhecimento do fenômeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FALS, Hipolito Domingo Carvajal. Proposta de um ensaio para avaliação das trincas induzidas por hidrogenio em juntas soldadas assistida por emissão acustica. 1999. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas, SP.