Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de testes imunosorologicos para deteccao das toxinas "st" e "lt" de escherichia coli enterotoxigenica utilizando anticorpos monoclonais e policlonais.

Processo: 00/01119-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Roxane Maria Fontes Piazza
Beneficiário:Caroline Anunciacao Menezes
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Testes imunológicos   Anticorpos monoclonais   Anticorpos policlonais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticorpos Monoclonais | Anticorpos Policlonais | Diarreias | Imunodiagnostico | Toxina Termo-Estavel | Toxina Termo-Labial

Resumo

Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) é responsável peia doença diarréica desidratante em crianças de países em desenvolvimento, causando anualmente cerca de 650 milhões de episódios de diarréia e 800 mil mortes de crianças de até 5 anos. É também o principal agente associado à chamada "diarréia dos viajantes", freqüente entre militares e turistas em trânsito em regiões onde ETEC é endêmica. Estes organismos produzem as enterotoxinas termo-estáveis (ST) e terno-lábeis (LT). A identificação de ETEC tem se baseado na detecção das enterotoxinas LT e/ou ST através de ensaios biológicos. Para evidenciar a toxina ST tem sido utilizado o teste de Dean, que utiliza camundongos recém-desmamados. Para LT utiliza-se células adrenais Y1 e células CHO, as quais tornam-se arredondadas e alongadas, respectivamente, na presença dessa toxina. Diferentes ensaios imunosorológicos têm sido desenvolvidos para detecção de ST e LT, incluindo radioimunoensaio e ELISA. No Brasil, apesar destes ensaios serem facilmente executados em laboratórios clínicos, estão somente disponíveis comercialmente em países industrializados, além de serem extremamente caros. Sendo assim novas perspectivas abrem-se para o desenvolvimento e padronização de técnicas imunosorológicas para detecção dessas toxinas, que é o objetivo principal deste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)