Busca avançada
Ano de início
Entree

As lojas de departamentos e suas estrategias economicas e locacionais no seculo xx.

Processo: 97/07155-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Silvana Maria Pintaudi
Beneficiário:Elisangela Daros Rigo
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Geografia econômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comercio Varejista | Geografia Economica | Geografia Urbana | Grandes Lojas | Lojas De Departamentos | Redes De Lojas

Resumo

Inserida num projeto mais abrangente: As Formas do comércio: o lugar e o tempo, esta pesquisa visa contribuir para a análise do espaço urbano brasileiro sob a ótica de um determinado segmento da economia, ou seja, do comércio varejista, a partir do estudo de suas transformações, estratégias e tendências neste final de século. Este projeto tem o objetivo de estudar as Grandes Lojas ou Lojas de Departamentos enquanto símbolos da permanência no século XX de estruturas tradicionais de comércio e, ao mesmo tempo, partícipes da modernidade nas estratégias de atração de consumidores e, conseqüentemente, na comercialização de suas mercadorias. Também objetiva detectar de que maneira a vida urbana é afetada pelas transformações empreendidas em seus referenciais comerciais mais tradicionais. Entre as Grandes Lojas de Departamentos distinguem-se os grandes magazines que permaneceram tradicionais e aqueles que se popularizaram, esmerando-se nas suas promoções a fim de atrair o maior número possível de clientes. Nossa preocupação é detectar de que forma essas lojas se mantém dinamicamente no espaço concorrencial em que estão inseridas, com destaque para a análise de suas estratégias, como dirigirem-se para shopping-centers onde ocupam o importante papel de lojas-âncoras. Pretende-se também contemplar o estudo dos aspectos mais relevantes que, ao longo de sua existência, motivaram tais estruturas comerciais a procurar novos caminhos diante das imposições econômicas para, desta forma, compreendermos o motivo de cada medida empregada em determinado momento histórico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)