Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação espectroscópica, comportamentos térmico e eletroquímico e reatividade de complexos poliimínicos de rutênio (II)

Processo: 98/00399-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Henrique Eisi Toma
Beneficiário:Vagner Roberto de Souza
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/01434-7 - Desenvolvimento de supermoléculas e dispositivos moleculares, AP.TEM
Assunto(s):Bases de Schiff   Rutênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aplicacoes | Bases De Schiff | Reatividade | Rutenio | Supramolecula

Resumo

O projeto é voltado para o desenvolvimento da química supramolecular baseada em sistemas polimetálicos unidos por conectores multiponte, derivados de porfirinas, ftalocianinas, clusters, pplipirazinas, polipiridinas e poliiminas. Mediante o acoplamento de várias unidades moleculares são construídas estruturas supramoleculares altamente organizadas, capazes de apresentar acentuado desempenho em eletrocatálise e catálise redox multieletrônica, ou de gerar fotocorrente por excitação nas bandas de transferência de carga. As espécies supramoleculares são investigadas tanto em estado sólido como em solução, com o uso de espectroscopia eletrônica, vibracional e Raman ressonante; espectroscopia de RNM e EPR, eletroquímica convencional e interfacial, espectroeletroquímica de absorção, reflexão e emissão, técnicas cinéticas e de flash-fotólise, ao lado de técnicas computacionais e de modelagem molecular. Além da concepção e síntese de novas espécies supramoleculares, o projeto visa explorar a aplicabilidade das mesmas em dispositivos eletrônicos, principalmente sensores, eletrodos modificados, optodos e células fotoeletroquímicas. Com esse intuito, também são pesquisadas várias formas de interfaceamento das espécies supramoleculares com eletrodos ou sensores ópticos, por meio da formação de filmes, imobilização em superfície funcionalizada, ou da intercalação em matrizes lamelares condutoras. O desenvolvimento e teste dos dispositivos é feito em colaboração com pesquisadores da área de biossensores e eletrônica, na Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Vagner Roberto de. Compostos de rutênio (II) e ferro (II) com iminas tetradentadas N-heterocíclicas: estudo espectroscópico, comportamento eletroquímico e reatividade. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.