Busca avançada
Ano de início
Entree

O insolito na ficcao de jose j. veiga.

Processo: 99/10474-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Vilma Sant Anna Areas
Beneficiário:Gregório Foganholi Dantas
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura fantástica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Literatura Brasileira | Literatura Fantastica

Resumo

Este projeto possui como principal objetivo analisar a ficção de José J. Veiga (1915-1999), considerando que é possível estabelecer constantes temáticas e estilísticas em todo o conjunto de sua obra, de modo a compreendê-la como um universo coeso cuja unidade deve ser analisada sob os seguintes aspectos: um padrão na construção da realidade narrativa e repetições/variações de temas, enredos e símbolos alegóricos sobre este padrão. É necessário, para tanto, abordar sua obra sob a tradição da literatura fantástica e realista mágica, em que é comumente inserida pela crítica. O questionamento dessa filiação literária será baseado na descrição do referido padrão e de suas variações. O trabalho deverá contar, evidentemente, com ampla pesquisa da crítica já publicada sobre o autor, das diferentes concepções de fantástico, e de toda a obra de Veiga, incluindo os contos publicados em periódicos e coletâneas, praticamente ausentes em referências à sua obra. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANTAS, Gregório Foganholi. O insolito na ficção de Jose J. Veiga. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.