Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da absorcao optica em funcao da temperatura em "quantum dots" coloidais.

Processo: 01/12017-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos Lenz Cesar
Beneficiário:Wendel Lopes Moreira
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Semicondutores   Pontos quânticos   Comunicação óptica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacoes Opticas | Quantum Dots | Semicondutores

Resumo

No desenvolvimento da tese de Doutorado de Gaston Tudury observamos um comportamento anômalo para a dependência da absorção óptica de vidros dopados com quantum dots de PbTe em função da temperatura. Enquanto o modelo teórico previa uma inclinação da ordem de 0,40 meV/K para a posição do pico em função da temperatura observamos valores tão pequenos como 0,03 meV/K e no máximo de 0,10 meV/K dependendo do tamanho dos quantum dots. Uma interpretação possível para a essa disparidade viria do efeito de "stress-strain" do Quantum Dot embebido na matriz vítrea. O quantum dot não sofreria dilatação térmica por estar preso à matriz vítrea cujo coeficiente de dilatação térmica é ordens de grandeza menor do que o do semicondutor. Sem mudança no parâmetro de rede o band gap não muda com a temperatura, ou, em outras palavras, o efeito do stress da matriz vítrea sobre o quantum dot cancelaria exatamente a variação do band gap do semicondutor. Para estudar esse comportamento anômalo propomos repetir as mesmas medidas em quantum dots coloidais, totalmente livres de efeitos de stress-strain. Essa medida pode confirmar nossa hipótese do papel do stress no confinamento quântico dos nanocristais ou a rejeitá-la, o que representará um resultado forte que demandará novas modelos sobre o confinamento quântico nesses materiais. A existência é de que os resultados experimentais sejam claros e irrefutáveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Wendel Lopes. Síntese e estabilização de pontos quânticos coloidais de semicondutores II-VI e IV-VI. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Campinas, SP.