Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema reprodutivo e estrutura genetica de uma populacao de calophyllum brasiliense camb. (clusiaceae) em mata de galeria.

Processo: 96/03655-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1998
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo Yoshio Kageyama
Beneficiário:Cristina Borges Kawaguici
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Diversidade genética   Florestas tropicais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Diversidade Genetica | Floresta Tropical | Genetica Alozimica | Mata De Galeria

Resumo

Atualmente, a floresta tropical tem sofrido com a ação pertubadora de atividades antrópicas, principalmente agropastoris. Com isso, as florestas nativas restantes encontram-se em fragmentos de vários tamanhos cercados de ecossistemas degradados, tomando necessários estudos intensivos dos ecossistemas que ainda restam, se é desejada a conservação destes para futuras gerações. Principalmente em matas de galeria, encontradas à margem de rios e demais corpos de água, pois estes ambientes são de grande importância para a preservação de mananciais. Como não é possível estudar os fatores genéticos envolvidos na conservação para todas as espécies, tem-se para este estudo a escolha de uma espécie, que possa servir como modelo para outras similares e de mesma importância. Desta forma, propõe-se estudar através da técnica de eletroforese em gel de amido para sistemas isoenzimáticos, a variação genética de uma população de Calophyllum brasiliense Camb. localizada em Mata de Galeria na Estação Ecológica do Panga, Uberlândia (MG). Calophyttitin brasiliense é uma espécie de ampla distribuição geográfica, característica e exclusiva de solos úmidos e brejosos e de distribuição agregada. O principal objetivo deste trabalho, consiste no estudo do sistema reprodutivo desta espécie, através do métoda de isoenzimas, e no estudo da estrutura genética de uma população, analizando as variações genéticas, o coeficiente de endogamia e a auto-correlação genética entre indivíduos. Estas informações poderão contribuir para o conhecimento de estratégias de conservação dessas comunidades e assim inferir corretamente sobre métodos de manejo a serem aplicados para a conservação da floresta tropical. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAWAGUICI, Cristina Borges. Variação genética em três grupos de indivíduos (adultos, jovens e plântulas) de Calophyllum brasiliense Camb. (Clusiaceae), em mata de galeria. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.