Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da semeadura a lanco de especies florestais nativas para recuperacao de areas degradadas (tres substratos, com e sem incorporacao do solo) sales oliveira, sp.

Processo: 01/11065-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Denis Faquim Araki
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Banco de sementes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banco De Sementes | Grupos Ecologicos

Resumo

O objetivo geral desse projeto é analisar a viabilidade metodológica da constituição artificial de banco de sementes de espécies florestais nativas como estratégia de recuperação de áreas degradadas. A área do experimento localiza-se na Fazenda Nova Aliança, noroeste do Estado de São Paulo no município de Sales Oliveira, SP, nas coordenadas 21º 46' 12" S e 48º 14' 24" W, A área experimental somará um total de 688.5m2, onde serão distribuídos 3 blocos ou repetições de 13.5 x 17m cada com uma distância de 1,5m entre os blocos. Os blocos serão subdivididos em 20 parcelas cada de 3 x 3m, para posterior alocação dos tratamentos e testemunhos. Os tratamentos serão distribuídas aleatoriamente nas parcelas subdivididas de 3 x 3m nos três blocos, numa escala de 1 a 18 para os tratamentos, 19 e 20 para testemunhas. As parcelas testemunhas serão somente, solo com e sem incorporação, para fins de avaliação de chegada de propágulos alóctones na área experimental. Para avaliação do experimento no campo, mensalmente será coletado dados sobre as espécies florestais semeadas, sendo: contagem e identificação das plântulas germinadas dos dois grupos ecológicos (pioneiras e tardias), avaliação de cobertura nas parcelas. Com os resultados obtidos pretende-se estabelecer um modelo de recuperação de áreas degradadas, que valorize os processos ecológicos, usando como estratégia o adensamento e/ou enriquecimento do banco de sementes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAKI, Denis Faquim. Avaliação da semeadura a lanço de espécies florestais nativas para recuperação de áreas degradadas.. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.