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Repúblicas de crianças: uma investigação sobre propostas educativas voltadas para a autonomia

Processo: 94/02866-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1995
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1995
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:Helena Singer
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Democracia   Escolas   Autonomia   Autonomia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autonomia | Democracia | Disciplina | Dispositivo | Educacao | Escola

Resumo

O ponto de partida desta pesquisa é a escola moderna, os seus dispositivos pedagógicos e o ideal de homem por ela elaborado. Abordando a proposta educativa de Durkheim e a crítica de Foucault à sociedade disciplinar, problematizam-se a prática e o discurso locolares. A partir daí enfoca-se o objeto mais específico da pesquisa, qual seja a proposta de socialização sem os dispositivos pedagógicos dominantes nas escolas modernas. Esta proposta foi viabilizada em certas escolas que são denominadas no projeto como "República de Crianças". (AU)

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