Busca avançada
Ano de início
Entree

Acao de prolactina (prl) sobre a expressao de proteinas envolvidas na maturacao e extrusao dos granulos de insulina em ilhotas de ratos.

Processo: 01/13148-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Boschiero
Beneficiário:Daniel Andrade da Cunha
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/12139-1 - Estudo dos mecanismos de secreção e ação da insulina em diferentes modelos animais: neonatos, desnutridos, hiperlipidêmicos e resistentes a insulina, AP.TEM
Assunto(s):Ilhotas pancreáticas   Prolactina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ilhotas De Langerhans | Prolactina | Secretogranina | Snap-25 | Synaptotagmina | Vamp

Resumo

A secreção de insulina pelas células B é induzida por diversos agentes que tem como ação final estimular o influxo de cálcio para o citoplasma levando a extrusão dos grânulos. Muitas proteínas estão envolvidas neste processo e entre elas destacam-se as proteínas da família SNARE, composta pela sintaxina, VAMP e SNAP-25. Tem sido proposto que um sensor de cálcio vesicular, a sinaptotagmina, quando associada a este cátion, se ligaria a sintaxina levando a formação do complexo SNARE e conseqüente fusão de membranas e secreção do conteúdo dos grânulos. Contudo detalhes destes processos são ainda desconhecidos. Por outro lado, sabe-se que a prolactina exerce função importante na morfofisiologia das células B tornando-as mais aptas a secretarem maiores quantidades de insulina quando do aumento da resistência a esses hormônios durante a gravidez. Resultados preliminares obtidos em nosso laboratório com macroarray, confirmados por RT-PCR, mostraram um possível efeito da prolactina sobre a maquinaria responsável pelo amadurecimento e extrusão de vesículas em ilhotas. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a expressão do RNAm e de proteínas envolvidas nestes processos em ilhotas de ratos neonatos submetidas a cultura com prolactina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)