Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência e caracterização molecular de protozoários oportunistas em amostras fecais humanas e de animais domésticos e silvestres.

Processo: 01/05855-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Vicente Amato Neto
Beneficiário:Maria Cristina Casaqui Carollo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cryptosporidium | Cyclospora | Diagnostico | Gene Ribossomimico | Genotipagem | Microssatelite

Resumo

As parasitoses gastrintestinais são freqüentes e agravantes para a saúde, apesar da considerável melhora de saneamento basico e do advento de novas drogas. Os índices de infecção atuais são ainda considerados altos, sobretudo em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que permitiu a emergência de enteroparasitas oportunistas. Alguns destes já foram descritos em várias espécies animais, porém as vias de transmissão destas possíveis zoonoses não foram completamente elucidadas. A caracterização morfológica não permite determinar a espécie com segurança e nem o genótipo envolvido, uma vez que estes protozoários apresentam morfologia semelhante. O presente projeto objetiva determinar a ocorrência e caracterização molecular de isolados brasileiros de Cyclospora e Cryptosporidium por meio de análise de seqüências de uma região variável da subunidade menor do gene ribossômico, de um gene que codifica para uma proteína de parede de oocisto e de microssatélites, na tentativa de estabelecer possíveis vias de infecção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)