Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de luminóforos de terras raras com potencial aplicação na detecção de radiação ionizante

Processo: 01/11047-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Osvaldo Antonio Serra
Beneficiário:Simone Aparecida Cicillini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Luminóforos   Raios X   Terras raras   Luminescência

Resumo

Luminóforos inorgânicos contendo Terras Raras (TR) apresentam um papel importante como detectores de radiação ionizante, aplicados em diagnósticos médico por imagem, como radiologia e tomografia. A função dos luminóforos é transformar os fótons de luz, promovendo melhor qualidade de imagem e, consequentemente menor tempo de exposição do paciente à radiação. Os luminóforos de TR contendo íons Ce3+ como ativador são alvo de várias pesquisas devido às rápidas transições 5 d - 4 f e grande produção de luz, requisitos esperados para um eficiente luminóforo. Este projeto visa a preparação de luminóforos de TR, eficientes para detecção de raios-X, por diferentes métodos de síntese, como os métodos de combustão e Pechini e também por processo sol-gel. Matrizes de aluminatos e silicatos com íons lutécio, ítrio, gadolínio, itérbio ou lantânio dopadas com cério ou túlio serão sintetizados. Os aluminatos poderão ser obtidos pela reação de combustão e/ou pelo método Pechini. Os silicatos de TR serão obtidos pelo método sol-gel. A caracterização dos compostos deverá ser realizada por espectroscopia de excitação e emissão no UV-Vis, emissão sob excitação por raio-X, difratometria de raios-X e microscopia de eletrônica de varredura. Os estudos relativos aos raios-X serão realizados no Centro de Instrumentação, Dosimetria e Radioproteção (CIDRA) do Departamento de Física e Matemática da FFCLRP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CICILLINI, Simone Aparecida. Síntese e caracterização de compostos de terras raras com potencial aplicação na detecção de radiação ionizante. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.