Busca avançada
Ano de início
Entree

A relacao da escola com a sociedade no processo de diagnosticar.

Processo: 98/12216-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1998
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
Beneficiário:Mônica Filomena Caron
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Transtornos de aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao Letramento | Disturbio De Aprendizagem | Representacao Social

Resumo

O projeto tem o objetivo de discutir a formulação do conceito de "dificuldade de aprendizagem" e sua relação com o ensino escolar de língua materna, sob o prisma de uma teoria da linguagem como atividade constitutiva do social. O material empírico que analisaremos é proveniente de uma coleta de dados realizada em situação de atendimento psicológico de crianças encaminhadas pelas escolas ao hospital público por apresentarem "dificuldades" escolares. Pautada pelo paradigma indiciário das ciências humanas, a metodologia pretende buscar na escrita do professor, indícios da "representação social" da "doença" "distúrbios de aprendizagem" como dado privilegiado de análise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARON, Mônica Filomena. As relações da escola com a sociedade nos processos de diagnosticar/avaliar. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.