Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da plasciticidade da cultura da soja sob o efeito da variabilidade de arranjos espaciais

Processo: 01/05094-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Gil Miguel de Sousa Câmara
Beneficiário:Lília Sichmann Heiffig-del Aguila
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Produção agrícola   Manejo e tratos culturais   Distribuição espacial   Densidade populacional   Soja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arranjo Espacial | Densidade | Plasticidade | Populacao | Produtividade | Soja

Resumo

Este experimento tem por objetivos, avaliar a maneira como a planta de soja se adapta a diferentes arranjos espaciais (plasticidade) e identificar o arranjo espacial que melhor represente ou possibilite associar o manejo de uma cultivar moderna com alta produtividade agrícola. O experimento será conduzido em área experimental da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), no município de Piracicaba - SP, durante o ano agrícola de 2001/2002, em solo Podzólico Vermelho Escuro. O delineamento experimental será blocos ao acaso com parcelas subdivididas e três repetições. Os tratamentos constam de diferentes arranjos espaciais, variando-se e combinando-se espaçamentos entre linhas (0,20; 0,30; 0,40; 0,50; 0,60 e 0,70 m) e populações (100.000; 200.000; 300.000; 400.000 e 500.000 plantas/ha), totalizando 30 tratamentos. A cultivar a ser utilizada será a BRS - 133. As características a serem avaliadas serão: estande inicial; tempo de fechamento de entrelinhas; índices fisiológicos (índice de área foliar, taxa de fotossíntese e taxa de clorofila); altura final de planta; altura de inserção da primeira vagem; estande final; número de ramificações; número de vagens por planta; número de sementes por planta; grau de acamamento; massa de 1000 sementes e produtividade agrícola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUILA, Lília Sichmann Heiffig-del. Plasticidade da cultura da soja (Glycine max (L.) Merril) em diferentes arranjos espaciais.. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.