Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre o tratamento e a eliminacao de residuos quimicos originados em laboratorios biologicos.

Processo: 02/07617-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Mary Rosa Rodrigues de Marchi
Beneficiário:Janaína Conrado Lyra da Fonseca
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Degradação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cromatrografia Gasosa | Degradacao | Residuos De Laboratorio

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo adaptação e validação de técnicas e metodologias que viabilizem a destruição e/ou o tratamento dos resíduos gerados nos laboratórios do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Unesp de São José do Rio Preto. Estes laboratórios são utilizados majoritariamente por biólogos sem formação adequada para manusear e dispensar variados produtos. Um levantamento inicial mostrou que estes laboratórios produzem resíduos das mais variadas classes: tóxicos, carcinogênicos, mutagênicos, teratogênicos. Esses resíduos são acumulados nos próprios departamentos sem terem uma designação adequada, fazendo com que funcionários, docentes e alunos se exponham a tais elementos. Revendo a literatura encontramos que a degradação destes produtos pode ser feita não apenas por meios químicos, mas utilizando processos oxidativos avançados como boa alternativa e eficiência aceitável. A validação dos métodos será feita por cromatografia gasosa, cromatografia gasosa com espectrômetro de massa e cromatografia líquida. A eficiência da degradação dos compostos será monitorada pelo índice de Carbono Orgânico Total (COT) e serão feitos também testes de mutagenicidade. A idéia é tornar possível a execução de um protocolo de tratamento que seja tão simples quanto possível e que permita ao próprio gerador do resíduo tratá-lo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Janaína Conrado Lyra da. Avaliação de métodos para tratamento de resíduos químicos originados em laboratórios biológicos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.