Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da hioscina-nbutilbromida sobre as mensuracoes ecocardiograficas e os indices ventriculares esquerdos em equinos submetidos a sedacao com romifidina.

Processo: 00/14272-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Júlio Carlos Canola
Beneficiário:Daniela Mello Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ecocardiografia   Anestesia   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Ecocardiografia | Equino

Resumo

Com o presente estudo pretende-se avaliar, por meio da ecocardiografia, o sistema cardiovascular de eqüinos adultos sob o efeito da romifidina seguido da aplicação da hioscina, determinando-se as variações dimensionais e os índices relativos às funções ventricular esquerda. Os animais, considerados hígidos, serão submetidos a dois diferentes tratamentos. No Grupo I (controle), por via intravenosa, será administrada uma solução de NaCI a 0:9% (placebo) cinco minutos após a injeção de 80pg/kg de romifidina. No Grupo II, passados cinco minutos da aplicação da romifidina, será administrada hioscina na dose de 0.14mg/kg de peso vivo. O intervalo entre cada tratamento será de no mínimo 15 dias, permitindo-se assim o pronto restabelecimento dos animais. Os dados referentes às mensurações do ventrículo esquerdo, obtidos por meio da ecocardiografia em Modo-M, tomados a cada cinco minutos durante os primeiros vinte minutos e a cada 10 minutos até completar o tempo máximo de sessenta minutos da administração intravenosa do placebo ou da hiocina, serão avaliados estatisticamente. Os índices ventriculares esquerdos - Fração de Ejeção (FE%) e a Fração de Encurtamento Funcional (FS%) - servirão para avaliar a taxa e o débito cardíaco, o que traria benefícios clínicos e profiláticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)