Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura de massas, cultura popular e alta cultura no cinema brasileiro.

Processo: 02/12028-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Arruda de Menezes
Beneficiário:Marina Soler Jorge
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Sociologia do cinema   Cultura popular   Sociologia da cultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | Cultura De Massas | Cultura Erudita | Cultura Popular | Sociologia Da Cultura | Sociologia Do Cinema

Resumo

Uma parte importante do cinema brasileiro moderno, principalmente a partir do movimento conhecido como Cinema Novo, tem estado às voltas com questões relativas à criação de um cinema popular (ou nacional-popular), no sentido de expressar a verdade do povo brasileiro. Essa preocupação por vezes relaciona-se ao estabelecimento de uma alta cultura cinematográfica (um cinema erudito), a partir de pesquisas de linguagem e do contato com as vanguardas internacionais. Em outros momentos, o popular no cinema brasileiro aparece relacionado à vontade de criação de um mercado para o produto brasileiro, e ocorre uma aproximação com os parâmetros culturais definidos pela cultura de massas (padronização, narrativa clássica e sem sobressaltos, estrutura melodramática hollywoodiaria). O cinema dos anos 90 dialoga com a tradição erudita, popular e massificada do cinema brasileiro das décadas anteriores ao mesmo tempo em que coloca novos problemas para o estudo destas categorias ao relacionar-se com uma cultura internacional-popular, na qual as fronteiras entre cultura popular, cultura de massas e alta cultura precisam ser redefinidas ou reafirmadas. O cinema brasileiro moderno, portanto dá a estes conceitos - cultura popular, de massas e erudita - uma materialidade e especificidade que merecem ser analisadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)