Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da trofalaxis na formação de hierarquias reprodutivas em operárias de Melipona quadrifasciata (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)

Processo: 02/00582-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Vera Lucia Imperatriz-Fonseca
Beneficiário:Felipe Andrés León Contrera
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Efeitos De Grupo | Hierarquias | Melipona | Reproducao | Trofalaxis

Resumo

Um dos mecanismos de transmissão de informações entre os companheiros de ninho de colônias de insetos sociais é a trofaláxis, caracterizada em. abelhas Apini e Meliponini como uma troca de substâncias líquidas entre dois ou mais indivíduos onde um deles é o doador e o(s) outro(s) receptor(es). Em vespas sociais, através da trofaláxis é estabelecida a hierarquia social. Entretanto, seus efeitos na fisiologia dos indivíduos, incluindo aqui o desenvolvimento dos ovários das operárias de Meliponíneos não foi investigada. Estudaremos a abelha Melipona quadrifasciata anthidioides (Apidae, Meliponini). Os tópicos principais deste projeto são: 1) a influência do tamanho e composição do grupo social, das condições alimentares do ninho e da taxa de construção de células de cria no desenvolvimento ovariano de operárias; 2) avaliar a existência de correlação entre a dominância trofalática e o desenvolvimento dos ovários de operárias; 3) avaliar como se estabelece a dominância trofalática de operárias, iniciando pelo acompanhamento individual desde os primeiros contatos trofaláticos; 4) estudar as alterações na hierarquia trofalática através de procedimentos experimentais em arenas, com a remoção de indivíduos dominates; 5) o papel da comunicação sonora durante os trofaláxis relacionadas com o forrageio e com o aprovisionamento das células de cria; 6) a influência da trofaláxis e do tamanho do grupo social na longevidade de operárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NIEH‚ JC; KRUIZINGA‚ K.; BARRETO‚ LS; CONTRERA‚ FAL; IMPERATRIZ-FONSECA‚ VL. Effect of group size on the aggression strategy of an extirpating stingless bee‚ Trigona spinipes. Insectes Sociaux, v. 52, n. 2, p. 147-154, . (02/00582-5)
CONTRERA, F. A. L.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; KOEDAM, D.. Trophallaxis and reproductive conflicts in social bees. Insectes Sociaux, v. 57, n. 2, p. 125-132, . (02/00582-5, 99/10883-8)