Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do tratamento cronico com clomipramina na mediacao de respostas aversivas pelo oxido nitrico.

Processo: 02/05406-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Francisco Silveira Guimaraes
Beneficiário:Fabricio de Araujo Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/10639-7 - Neurobiologia de respostas comportamentais a eventos aversivos 2, AP.TEM
Assunto(s):Pânico   Óxido nítrico   Clomipramina   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Clomipramina | Oxido Nitrico | Panico

Resumo

O óxido nítrico (NO) é um neurotransmissor que pode ser sintetizado após ativação de receptores de glutamato do tipo NMDA com conseqüente ativação da enzima sintase do óxido nítrico (NOS). Esta enzima é expressa (dentre outras estruturas) na matéria cinzenta periaquedutal (MCP) dorsolateral e na amígdala, bases neurais para a elaboração de respostas a eventos aversivos e para distúrbios psiquiátricos como ansiedade generalizada e pânico. Estes distúrbios podem ser tratados com drogas como clomipramina ou fluoxetina. Em ratos, tratamento crônico com estas drogas inibe comportamentos aversivos (reações de fuga) induzidos por estimulação (elétrica ou química) da parte dorsal da (MCP) ou pelo modelo de exposição do rato ao predador, dois possíveis modelos de ataques de pânico. A MCP dorsolateral expressa NOS de forma significativa. Doador de NO (SIN-1), quando injetado nesta estrutura, desencadeia reação de fuga e inibidores da NOS induzem efeito do tipo ansiolítico no modelo do labirinto em cruz elevado. Exposição do rato ao predador aumenta significativamente a atividade da NOS nesta estrutura. A partir destes dados, o objetivo deste trabalho é testar a hipótese de que tratamento crônico com Clomipramina pode inibir os efeitos aversivos mediados pelo NO, inibindo reação de fuga devida à injeção de doadores de NO na MCP dorsolateral de rato e inibindo a expressão de NOS induzida por exposição de rato ao predador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)