Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo das alteracoes microscopicas na pele de tamandua bandeira (mymecophaga trydactila) e tatu-peba (euphractus sexcinctus) parasitada por carrapato ixodideo.

Processo: 01/11124-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Gervasio Henrique Bechara
Beneficiário:Maria Fernanda de Lima e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Histopatologia   Ultraestrutura   Morfometria   Tamanduá-bandeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carrapato Ixodideo | Histopatologia | Morfometria | Tamandua-Bandeira | Tatu-Peba | Ultraestrutura

Resumo

Carrapatos são ectoparasitas de animais domésticos e silvestres, de grande importância econômica e sanitária, respectivamente devido aos danos mecânicos que produzem ao couro do hospederio, com reflexos na indústria do curtume e de calçados, e à transmissão de patógenos (vírus, bactérias e riquétsias) de grande interesse, inclusive em Saúde Pública. Estudos realizados nesse laboratório tem demonstrado nos últimos anos diferenças marcantes entre o cão e a cobaia, respectivamente espécies susceptíveis e resistentes ao carrapato, quanto ao padrão de resposta inflamatória no sítio de fixação do ácaro, que juntamente com outros resultados tem caracterizado os mecanismos de resistência de hospedeiros a esses ectoparasitas. Objetiva-se aqui realizar um estudo microscópico comparado e morfometria da lesão produzida pelo carrapato no local de sua fixação na pele de edentados. Para tanto, fragmentos de pele, normal ou parasitada, de tamanduá-bandeira e de tatu-peba capturados na região do Pantanal Matogrossense e do Parque Nacional de Emas, colhidas via biópsia, serão processadas através de técnicas usuais de histologia para estudos de microscopia de luz e eletrônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Maria Fernanda de Lima e. Relação carrapato x Tamanduá-bandeira Myrmecophaga tridactyla (Linnaeus 1758) de vida livre: características histológicas e ultra-estruturais da lesão cutânea. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.