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Pedagogia da morte.

Processo: 99/04446-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Hélio Iveson Passos Medrado
Beneficiário:Álvaro José Camargo Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Vida   Pedagogia   Adolescência   Atitudes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescencia | Atitudes | Escola | Finitude | Pedagogia | Vida

Resumo

Considerando a rejeição social contemporânea da morte, pretendemos preliminarmente fazer um estudo histórico das respectativas, bem como, das atitudes coletivas diante dela. Posteriormente, faremos análises comparativas examinando as mudanças no padrão de sensilibilidade. Numa segunda parte, analisaremos esta representação na adolescência atual e a postura dos adolescentes diante da morte. Na terceira parte, verificaremos a influência da morte na relação dos estudantes secundaristas com os professores. Verificaremos quais são os fatores sociais que contribuem para a rejeição da morte e de que modo os adolescentes reagem ou conformam-se com a normalidade social assimilada no espaço escolar (tanto nas escolas públicas quanto nas particulares), uma vez que o aumento de mortes neste espaço (fundamentalmente aquelas advindas do consumo de drogas, da AIDS e da banalização da violência urbana) toma necessária uma reflexão mais profunda sobre a questão objetivando apreender como os pedagogos e a pedagogia posiciona-se sobre o assunto. (AU)

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