Auxílio à pesquisa 23/08342-0 - Currículo de ensino médio, Educação física - BV FAPESP
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Programa de intervenção para melhoria do sucesso escolar na Educação Física

Processo: 23/08342-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Acordo de Cooperação: Universidad Miguel Hernández de Elche
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Marcos Garcia Neira
Beneficiário:Marcos Garcia Neira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06919-5 - A educação física no contexto do novo ensino médio: traduções e potencialidades, AP.EP
Assunto(s):Currículo de ensino médio  Educação física  Sucesso escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | educação física | sucesso escolar | Currículo do Ensino Médio

Resumo

O conceito de competência foi incorporado ao campo da educação para exigir uma mudança de paradigma que se concentre nos conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, desejos e motivações que os alunos devem possuir para enfrentar com sucesso os novos desafios e oportunidades que surgem em século 21, indo além do aprendizado que ocorre na escola. Esta situação está ligada a um profundo debate e preocupação atual sobre como melhorar os elevados índices de abandono escolar e insucesso escolar, o que requer uma ação de emergência no domínio da I+D+i para enfrentar. A Espanha, no ano de 2021, não conseguiu atingir a meta estabelecida pela União Europeia (UE), com uma taxa de evasão de 13,3%, tornando-se um dos países da UE mais mal posicionados. Esses desafios também são encontrados na realidade brasileira e no estado de São Paulo, contexto investigado pelo projeto FAPESP Educação Pública (2022/06919-5). Professores e alunos apresentam-se como variáveis-alvo na promoção de resultados positivos no contexto educacional, mas, no entanto, não conseguimos encontrar uma proposta de intervenção sólida e inovadora que seja capaz de combinar o potencial de ambos os gatilhos sociais para resolver os problemas preocupantes problema da implementação de competências como garantia de sucesso escolar nos alunos. Está provado que a intervenção pedagógica pode afetar os resultados da aprendizagem, incluindo a aquisição de competências. Quando esta intervenção tem características metodológicas que incluem o envolvimento ativo dos alunos, atinge-se um nível de competência superior. O currículo cultural da Educação Física adotado em São Paulo investe na integração curricular como forma de promover o engajamento dos alunos, entretanto, ainda não existem investigações sobre os resultados dessa proposta.Este projeto visa melhorar o desenvolvimento das competências do currículo do Ensino Médio nas aulas de educação física. Para tanto, propõe compreender os desafios em relação às competências, do ponto de vista de professores e alunos, para incluir a Educação Física no currículo escolar a partir da noção de competências; conceber e implementar, em colaboração com professores de Educação Física do Brasil e da Espanha, uma intervenção pedagógica através de fatores contextuais (professor de Educação Física e pares, através da implementação de apoio à autonomia) e pessoais (envolvimento, resiliência e autoestima ) que otimizarão os resultados acadêmicos dos alunos e na formulação de metodologias e estratégias didáticas que promovam o desenvolvimento de competências para a formação crítica e cidadã dos jovens na educação escolar. Este projeto dá continuidade a um projeto anterior com REF.DEP2017-83441-R "Além do controlo: Consequências da promoção do apoio à autonomia de professores e alunos nas aulas de educação física", e complementa outros anteriormente financiados pela equipa de investigação. Tendo em conta os contributos anteriores, esta proposta incorpora uma nova abordagem: abordar, a partir da melhoria de competências, o risco emergente detectado de agravamento dos resultados académicos dos alunos, através de uma ação formativa inovadora centrada na otimização do apoio à autonomia em professores e pares, e no caso dos professores, implementar estratégias instrucionais em cada uma das competências a serem abordadas na educação física. O intercâmbio com a equipe brasileira no âmbito do projeto Fapesp 2022/06919-5 - Programa de Educação Pública apoiará o desenvolvimento de práticas pedagógicas baseadas no currículo cultural. (AU)

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