Busca avançada
Ano de início
Entree

Termodinamica de formacao de sistemas bifasicos em misturas ternarias contendo poli(oxido etileno) e solventes organicos.

Processo: 99/10133-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Watson Loh
Beneficiário:Marcos Spitzer
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Calorimetria   Termodinâmica   Equilíbrio de fases
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calorimetria | Equilibrio De Fases | Poli(Oxido Etileno) | Solucoes De Polimero | Solvatacao Preferencial | Termodinamica

Resumo

Misturas ternárias de poli(óxido etileno) com determinados solventes orgânicos polares (clorofórmio, diclorometano e metanol, p.e.) e um hidrocarboneto têm a propriedade de formarem duas fases de composições e volumes diferentes, conforme a composição e a temperatura dos constituintes. Grande é o potencial do uso destes sistemas em processos de biosseparação e particionamento de moléculas. Por isso, o objetivo central deste projeto é obter informações que permitem a elucidação do processo de formação destes sistemas bifásicos. Para isso, é fundamental a obtenção de diagramas de fase destes sistemas variando-se a massa molecular do polímero, a natureza do solvente polar e a temperatura. A calorimetria de solução será usada como uma ferramenta na determinação das interações energéticas que contribuem para o processo de separação de fases, refletidas nas variações de entalpia. Pretende-se determinar as energias de solvatação do PEO relacionando-as com as observações de equilíbrio de fase e natureza do solvente polar. Pretende-se também determinar as entalpias de diluição de PEO em misturas de dois solventes em diferentes proporções a ponto de investigar o balanço das interações decorrentes dos processos de solvatação do polímero e das interações entre os dois solventes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SPITZER, Marcos. Termodinamica de soluções de poli(oxido de etileno): equilibrio liquido-liquido em sistemas ternarios e partição em sistemas bifasicos de agua e solventes organicos. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.