Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracoes histopatologicas e imunohistoquimicas em bursa de fabricius de frangos vacinados contra a doenca infecciosa bursal (dib) e submetidos a infeccao experimental por virus de campo.

Processo: 95/07102-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1996
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1998
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Enio Pedone Bandarra
Beneficiário:Nancy Kondo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Histopatologia   Imuno-histoquímica   Doença de Gumboro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca De Gumboro | Doenca Infecciosa Bursal | Histopatologia | Imunohistoquimica

Resumo

O presente projeto tem como objetivo comparar as alterações histopatológicas e imunohistoquímicas em bursa de Fabricius (BF) de aves vacinadas contra o vírus da Doença Infecciosa Bursal (DIB) em relação a aves vacinadas e posteriormente desafiadas com cepa de campo da DIB. Serão utilizadas 60 aves da linhagem Hubbard, procedentes do mesmo incubatório, divididos aleatoriamente em três grupos, sendo: grupo A (Controle), grupo B será vacinado (3 e 15 dias de idade com vacina de vírus vivo contra DIB, cepa Intermediária, via água de bebida), e grupo C será vacinado (3 e 15 dias de idade com vacina de vírus vivo contra DIB, cepa Intermediária, via água de bebida) e desafiado com cepa de campo do vírus da DIB aos 20 dias de idade. As aves dos três grupos serão sacrificadas em quatro momentos após o desafio (M0, M1, M2, M3), e as bursas serão coletadas, examinadas macroscopicamente, fixadas em formalina tamponada à 10% e processadas para exame histológico. Será utilizada a coloração de Hematoxilina e Eosina (HE) e o método do complexo Avidina Biotina Peroxidase (ABC) de Imunoperoxidase. Serão empregados três métodos comparativos (escore de lesão, número de células marcadas e intensidade de marcação de células) nos diferentes momentos e tratamentos. A análise estatística será feita pelo métodos do X2 e Cálculo de Proporção de Positividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)