Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da assistencia de ar em pulverizacoes no controle de doencas fungicas foliares na cultura da batata (solanum tuberosum l.).

Processo: 01/02035-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Carlos Gilberto Raetano
Beneficiário:Fabio Venegas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Batata   Tecnologias de aplicação de agrotóxicos   Pulverização   Controle químico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistencia De Ar | Batata | Controle Quimico | Pulverizacao | Tecnologia De Aplicacao

Resumo

O projeto de pesquisa será conduzido em duas fases, à primeira para a avaliação do efeito da assistência de ar na deposição da pulverização através do uso de pulverizadores tratorizados marca Jacto; um deles modelo Falcon Vortex com assistência de ar e outro convencional, bem como o efeito do volume de aplicação (200, 400 e 600 L/ha) na deposição da pulverização na cultura da batata. Para a avaliação dos depósitos, aos 60 dias após o plantio, um fungicida formulado com oxicloreto de cobre será utilizado na dosagem de 200g/100L de água. Para a amostragem da pulverização serão utilizados alvos artificiais, posicionados nas plantas, e os depósitos de cobre quantificados em espectrofotômetro de absorção atômica. A precisão do método analítico será avaliado através da recuperação dos depósitos nos alvos idênticos aos utilizados no campo. No segundo ensaio, será comparado a eficiência dos tratamentos no controle de doenças fúngicas foliares da cultura com o uso de produto cúprico, através da análise da área foliar lesionada (%) utilizando escalas diagramáticas de severidade da doença em folhas do terço inferior das plantas. Os valores do volume de calda recuperado nos alvos artificiais serão submetidos à análise de variância pelo teste F, as médias serão comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. A análise da eficiência será através da porcentagem média da área lesionada e os valores médios comparados também através do teste de Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)