Busca avançada
Ano de início
Entree

O veredito escolar: educacao de elite e estratificacao social.

Processo: 95/05257-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1995
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Leticia Bicalho Canedo
Beneficiário:Ana Maria Fonseca de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estratificação social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao De Elite | Ensino Secundario | Estratificacao Social

Resumo

O trabalho aqui apresentado pretende contribuir para a definição da forma que o processo de transformação das desigualdades sociais em diferenças escolares legítimas assume atualmente no sistema educacional brasileiro. Mais especificamente, essa investigação toma como objeto a produção, nas chamadas "escolas de elite", dos alunos que apresentarão um alto desempenho diante das exigências do próprio sistema educacional. Em alguns pontos da pesquisa, serão incorporadas informações referentes aos Estados Unidos e à França. O trabalho está dividido em três blocos. O primeiro analisa as modificações históricas de que o setor encarregado da escolarização dos grupos mais favorecidos foi objeto, com ênfase especial no ensino médio, e investiga com mais detalhe o espaço das escolas de ensino médio onde acontece atualmente a escolarização dos grupos mais favorecidos. Serão apontadas as características sociais e acadêmicas dos alunos submetidos ao processo de escolarização, as diferentes categorias de escola e sua posição relativa. O segundo bloco examina o trabalho educacional que acontece dentro dessas escolas, identificando: a estrutura do currículo e a organização do trabalho escolar; as características sociais e acadêmicas dos professores; as características sociais e acadêmicas dos alunos; as representações e disposições sociais dos alunos. O último bloco relaciona as características do espaço das escolas de elite, o trabalho escolar efetuado nas escolas identificadas e as disposições e representações dos agentes envolvidos nesse processo, discutindo, primeiro, em que medida e de que forma tais elementos contribuem para que uma determinada organização do trabalho escolar seja eficazmente utilizada para a produção da competência técnica e social dos alunos e, segundo, as implicações, para a estratificação social, desse modo de produção de tais competências. Em todos esses blocos, será feito um contraste pontual com os Estados Unidos e a França, quando possível e apropriado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Ana Maria Fonseca de. A escola dos dirigentes paulista. 1999. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.