Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificacao de carga proviral (dna e rna) de htlv-i por pcr em tempo real e comparacao do perfil de citocinas entre elisa e pcr em tempo real.

Processo: 03/00841-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jorge Simao do Rosario Casseb
Beneficiário:Patricia Aparecida Montanheiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiocinas   Citocinas   Carga viral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carga Viral | Citocinas | Co Infeccao | Htlv 1 | Pcr Em Temnpo Real | Quimiocinas

Resumo

Cerca de 50 mil pessoas são portadoras do HTLV-I na cidade de SP. O HTLV-I é o agente causador da paraparesia espástica tropicat/mielopatia associada ao HTLV-I (TSP/HAM), e os mecanismos da patogênese são obscuros. A TSP/HAM é considerada uma doença imunomediada, e algumas citocinas podem estar associadas com a lesão na membrana de mielina da coluna espinhal, provavelmente estimuladas, pela presença de antígenos virais. A PCR em tempo real pode ser utifeada para a detecção de citocinas e apresenta uma maior sensibilidade para quantificação de citocinas e carga proviral pela detecção do mRNA específico. Objetivos: Detecção de citocinas através de técnicas sorológicas e de biologia molecular (PCR em tempo real) que auxiliaram no aconselhamento e avaliação de pacientes infectados pelo HTLV-I, HIV-1 e na co-infecção. Além, de uma avaliação da carga proviral e de mRNA dos paciente com infecção pelo HTLV-I. Casuística: Grupo I: indivíduos soronegativos para HIV-1 e HTLV-I (Controle); Grupo II: pacientes HTLV-I assintomáticos; Grupo III: pacientes com TSP/HAM pelo HTLV-I; Grupo IV: pacientes com HIV-1; Grupo V: pacientes com HIV-1 e HTLV-l; Grupo VI: pacientes com HTLV-I, TSP/HAM e HIV-1. Assim, propomos a quantificação das citocinas pela PCR em tempo real a partir de cultura celular pela detecção da expressão do mRNA, pois novos trabalhos indicam que a carga viral mensurada através de RNAm da região Tax poderia elevar essa sensibilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTANHEIRO, P. A.; PENALVA DE OLIVEIRA, A. C.; SMID, J.; FUKUMORI, L. M. I.; OLAH, I.; DUARTE, A. J. DA S.; CASSEB, J.. The Elevated Interferon Gamma Production is an Important Immunological Marker in HAM/TSP Pathogenesis. Scandinavian Journal of Immunology, v. 70, n. 4, p. 403-407, . (04/00329-3, 03/00841-3, 03/08901-5)
MONTANHEIRO‚ P.; OLAH‚ I.; FUKUMORI‚ L.M.I.; SMID‚ J.; OLIVEIRA‚ A.C.P.; KANZAKI‚ L.I.B.; FONSECA‚ L.A.M.; DUARTE‚ A.J.S.; CASSEB‚ J.. Low DNA HTLV-2 proviral load among women in Sao Paulo City. VIRUS RESEARCH, v. 135, n. 1, p. 22-25, . (03/08901-5, 99/11188-1, 03/00841-3, 04/00329-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTANHEIRO, Patricia Aparecida. Quantificação de carga proviral do vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1) e marcadores imunológicos em indivíduos portadores e pacientes com TSP/HAM.. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.