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Crianças com dificuldades de aprendizagem: avaliação do senso de auto-eficácia

Processo: 97/14255-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Regina Loureiro
Beneficiário:Paula Cristina Medeiros
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem   Autoeficácia   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atraso Escolar | Auto-Eficacia | Dificuldade De Aprendizagem | Entrevista

Resumo

As variáveis afetivas constituem-se em uma das dimensões a serem consideradas, quando da análise dos problemas de aprendizagem. Dentre essas variáveis o construto Auto-Eficácia, compreendido como uma estratégia afetiva no processo de aprendizagem tem sido relacionada ao desempenho e ao sucesso acadêmico. O objetivo geral deste estudo será a avaliação dos aspectos afetivos, especificamente o senso de Auto-Eficácia, associados ao atraso escolar. Pretende-se ainda a proposição de um roteiro sistematizado para a avaliação da observação de crianças em situação de entrevista. A amostra será composta por 40 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 8 anos ali anos e 11 meses, alunos de 1' a 4' série das escolas da rede pública do município de Ribeirão Preto. O Grupo 1 será composto por 20 crianças encaminhadas ao Ambulatório de Psicologia Infantil do HCFMRP-USP, com queixa de dificuldade de aprendizagem e o Grupo 2 por crianças com bom desempenho acadêmico, que freqüentam o Centro de Atendimento Integral da Criança e do Adolescente "Antônio Palocci" (CAIC). Proceder-se-á a avaliação das crianças através do Teste das Matrizes Progressivas coloridas: Raven Infantil -escala especial- e da realização de uma sessão de entrevista, utilizando-se para isto a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) e um Roteiro de avaliação de Auto-Eficácia. Aplicar-se-á com as mães a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter. Os dados serão cotados e quantificados procedendo-se à comparação dos grupos através da análise de variância - Anova e Manova. Os dados de observação da entrevista serão categorizados e submetidos a acordo, visando à sistematização da observação e a proposição de um roteiro de avaliação. (AU)

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